sexta-feira, 8 de maio de 2009

Colônia Penal Feminina inaugura berçário para presidiárias

A estrutura foi inaugurada nesta sexta-feira (8); o espaço tem capacidade de abrigar até vinte detentas com filhos ainda na fase da amamentação


Foi inaugurado nesta sexta-feira (8) o berçário da Colônia Penal Feminina do Recife. O espaço, com vinte vagas para as mães detentas, foi prometido ao NETV no dia 14 de agosto do ano passado. Inicialmente a previsão era que o berçário estaria pronto até o final de 2008, mas na última segunda-feira (4), a diretora da penitenciária afirmou que a estrutura seria inaugurada no início de maio.


A promessa foi cumprida. A área arejada, com ventiladores, camas, berços, cercadinhos e banheiro revestido de cerâmica foi entregue às detentas. Também ficaram prontos nesta sexta-feira o alojamento das agentes penitenciárias e uma fábrica de roupas de cama e mesa que vai oferecer trinta novas vagas de trabalho para as presidiárias.


Mais da metade da obra foi realizada com dinheiro de empresas privadas. "É integração social, redução de impostos, é mão de obra muito mais barata, então porque a iniciativa privada não pode participar? A gente tem mais é que buscar a iniciativa privada para ser parceira do estado em todas as ações sociais", disse o secretário de Ressocialização do Estado, Humberto Viana.
O berçário já começou a receber mães e bebês, como a presidiária Francisca de Souza, que já está no local com a terceira filha, que tem sete meses de vida e ainda mama. "Estou achando ótimo, porque lá dentro é muito ruim, tem muito barulho. Aqui vai ser bem tranquilo para o bebê", disse a mãe.
Leia mais

Governo suspende retirada de presídios


A decisão do Governo do Estado em paralisar as negociações que tratam da retirada dos três presídios localizados na Ilha de Itamaracá, no Litoral Norte, foi o assunto abordado pelo deputado Antônio Moraes (PSDB), ontem, na Casa Joaquim Nabuco. O Executivo Estadual utilizou o argumento de que a crise econômica mundial afetaria a venda do terreno de 1.700 hectares que abriga as unidades prisionais.

"Mil hectares são essencialmente Mata Atlântica e mangue. A área restante serviria para a construção de hotéis de luxo, gerando emprego e renda para a população local. Me recordo que a notícia da retirada das prisões foi motivo de alegria para ilhéus e veranistas, pois os deixou otimistas quanto à possibilidade de alavancar o turismo", observou.

O tucano fez um apelo para que o governador Eduardo Campos mantenha a proposta de retirar as unidades prisionais, "pois a crise não tem trazido consequências graves nesse tipo de investimento".

A entrevista com o prefeito de Itamaracá, Rubem Catunda, publicada no Diario de Pernambuco, no último sábado, também foi citada. Para Moraes, o atual administrador está sendo criticado pelos correligionários "porque prometeu, durante a campanha, o que não podia cumprir". "Catunda não conhece a realidade da Prefeitura e disse que recebeu todas as contas municipais atrasadas, o que não é verdade", afirmou.
Fonte - Fisepe