domingo, 18 de dezembro de 2011

Presídio Aníbal Bruno: tentativa de fuga frustrada

Um grupo criminoso tentou explodir na madrugada deste sábado, por volta das 3h30, o muro do Presídio Aníbal Bruno utilizando uma bomba.  A ação ocorreu na área externa  da unidade prisional, na parte lateral direita, conhecida como de Posto 3. A guarda interna conteve oito presos que estavam próximos ao local e impediu-os de escapar.
De acordo com moradores da proximidade, casas localizadas no entorno da área da explosão foram danificadas. Há relatos de que ocupantes das residências teriam se ferido, mas a informação não foi confirmada pela direção do presídio.
De acordo com o secretário de Ressocialização de Pernambuco, Romero Ribeiro, houve cooperação entre os criminosos e os presos. "No momento da explosão havia oito detentos sujos de barro agachados próximos ao muro, espreitando a ação", informou. Mas, segundo ele, não há outras possibilidades de fuga, já que a situação foi controlada e o buraco no muro do presídio foi devidamente reparado.
"Já tínhamos há alguns dias a informação que haveria uma ação casada, de fora para dentro do presídio. Estávamos preparados para o incidente. Algumas viaturas da polícia faziam a ronda reforçada e nossos Agentes Penitenciários já estavam cientes da possibilidade de fuga", explicou. 
No momento os presos envolvidos estão sendo interrogados. O Instituto de Criminalística está investigando que tipos de explosivos foram utilizados na ação. As visitas do fim de semana foram mantidas.