quarta-feira, 30 de maio de 2012

Polícia civil de Pernambuco para em todo o estado nesta quarta-feira

Os Policiais Civis de Pernambuco realizam a partir das 0h desta quarta-feira (30), uma grande Paralisação de 24h. As delegacias de todo o estado, do litoral ao sertão vão está paralisadas e os agentes mobilizados na luta por melhores de condições de trabalho, reposição salarial e ainda disponibilização adequada de equipamentos de proteção individual.
A mobilização no Estado culminará com uma passeata programada para as 14h saindo da sede do Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol), em direção ao Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo. Em Petrolina uma mobilização com todos os policiais civis da região será realizada a partir das 15h em frete a Delegacia do bairro Ouro Preto.
A mobilização de advertência foi decidida no último dia 17 de maio, já que desde março a categoria vem tentando negociar com o governo do estado, durante o dia de manifestação, apenas os serviços essenciais serão mantidos, a exemplo dos plantões, flagrantes delitos e condução de presos à penitenciária.

Brasil tem quarta maior população carcerária do mundo

Com cerca de 500 mil presos, o Brasil tem a quarta maior população carcerária do mundo e um sistema prisional superlotado. O déficit de vagas (quase 200 mil) é um dos principais focos das críticas da ONU sobre desrespeito a direitos humanos no país.
Ao ser submetido na semana passada pela Revisão Periódica Universal - instrumento de fiscalização do Alto Comissariado de Direitos Humanos da ONU -, o Brasil recebeu como recomendação "melhorar as condições das prisões e enfrentar o problema da superlotação".
Segundo a organização não-governamental Centro Internacional para Estudos Prisionais (ICPS, na sigla em inglês), o Brasil só fica atrás em número de presos para os Estados Unidos (2,2 milhões), China (1,6 milhão) e Rússia (740 mil). De acordo com os dados mais recentes do Depen (Departamento Penitenciário Nacional), de 2010, o Brasil tem um número de presos 66% superior à sua capacidade de abrigá-los (déficit de 198 mil).
"Pela lei brasileira, cada preso tem que ter no mínimo seis metros quadrados de espaço (na unidade prisional). Encontramos situações em que cada um tinha só 70 cm quadrados", disse o deputado federal Domingos Dutra (PT-MA), que foi relator da CPI do Sistema Carcerário, em 2008.

PPAB: facas artesanais e crack são encontrados no Presídio Frei Damião de Bozzano

Agentes Penitenciários do Presídio Frei Damião de Bozzano, no Complexo prisional Aníbal Bruno, no bairro do Sancho, Zona Oeste do Recife, realizaram uma revista na unidade, na manhã desta terça-feira (29), depois do tumulto dessa segunda-feira. Foram encontradas e retiradas do local facas artesanais e uma quantidade não informada de crack.


Mas, segundo o gerente do presídio, Paulo Uchoa, o clima é tranquilo depois da confusão. "Reforçamos a segurança na unidade, mas está muito tranquilo", disse. Durante o tumulto, 20 dos 300 agentes penitenciários do Aníbal Bruno estavam trabalhando. Nesta terça-feira, 30 Agentes cuidam da segurança do Frei Damião.


As visitas conjugais devem ser mantidas nesta quarta-feira (30), de acordo com Uchoa. As esposas têm das 8h às 16h para ver os detentos. No domingo, também haverá visita.

Há, em média, 1076 detentos no Frei Damião, mais de 670 a mais que o limite na unidade, que é de 400. Também há superlotação no pavilhão D, onde foi iniciado motim. Apesar de o limite ser de 180, 270 presos dividem o local.

MEDIDAS - O Conselho Disciplinar do presídio está investigando o caso para identificar que presos causaram a confusão. Só depois da conclusão do levantamento, as medidas punitivas serão decididas.


Segundo Paulo Uchoa, geralmente os presos passam por isolamento de 30 dias ou podem ser transferidos. "Estamos verificando se houve dano ao patrimônio público. Se for confirmado, o autor pode responder mais um processo", completa.